COMPREENDER A VISÃO E AS SUAS ANOMALIAS

O olho humano funciona como uma máquina fotográfica ao deter as imagens dos objectos. Estas imagens são formadas sobre a retina. O cristalino acomoda-se em função das distâncias, com o objectivo de reproduzir uma imagem nítida.

Nos casos em que a imagem não se forma correctamente sobre a retina, esta surge desfocada. O que significa que há um desvio de colocação da imagem a nível antero-posterior do globo ocular. Este efeito é designado por Ametropia e existem três tipos diferentes a considerar: Miopia, Hipermetropia e Astigmatismo, sendo necessárias lentes ou cirurgia para as corrigir.

MIOPIA – VÊ MAL AO LONGE?

A causa da miopia deve-se ao facto do olho ser demasiado comprido. Na miopia, a distância entre a córnea e a retina é maior do que o normal. Neste caso, a imagem de um objecto é focada à frente da retina, o que significa que os míopes vêm bem ao perto e apresentam problemas na visão de longe. O míope terá mesmo que aproximar o objecto para conseguir identificá-lo com clareza.

Principais sintomas
Má visão ao longe, moscas volantes, fadiga ocular e franzir os olhos com frequência.

Como se corrige?
A miopia corrige-se com lentes divergentes, normalmente conhecidas como negativas, que permitem que a imagem se forme sobre a retina.

HIPERMETROPIA – VÊ MAL AO PERTO?

A hipermetropia é causada pelo encurtamento antero-posterior do globo ocular, ou seja, o olho é mais curto que o normal. A imagem é focada atrás da retina. “Esticam o braço para ler”, de forma a que a imagem se forme sobre a retina. O hipermétrope tem, geralmente, uma boa visão ao longe, mas não ao perto.

Principais sintomas
Fadiga ocular, cefaleias, dores peri-oculares vagas e inflamação ocular

Como se corrige?
A hipermetropia é corrigida com lentes convergentes, também conhecidas como positivas, que permitem que as imagens se formem nitidamente sobre a retina.

ASTIGMATISMO – VÊ DESFOCADO OU TEM DORES DE CABEÇA?

O astigmatismo é uma anomalia visual causada pelo formato irregular da córnea ou do cristalino. Existem diferentes refracções consoante os meridianos horizontal e vertical. Há dois pontos de focagem que se encontram em eixos diferentes.
Uma córnea normal é redonda e lisa. Nos casos de astigmatismo, a córnea apresenta uma forma ligeiramente ovalizada em vez de ser esférica. Normalmente, os astigmatas têm uma visão desfocada, quer ao perto, quer ao longe.

Principais sintomas
Falta de nitidez da visão, alongamento da visão.

Como se corrige?
O Astigmatismo corrige-se com lentes tóricas ou cilíndricas que permitem compensar as irregularidades da córnea.

PRESBIOPIA – RELACIONADA COM O AVANÇAR DA IDADE

A presbiopia é um fenómeno natural, relacionado com o avançar da idade, que ocorre normalmente após os quarenta anos, estando inteiramente relacionado com a perda de elasticidade da cápsula do cristalino, esclerose do cristalino, aumento do volume do cristalino, hipo-acomodação ou ainda perda de elasticidade do corpo ciliar.

Principais sintomas
Semelhantes aos da hipermetropia (necessidade de esticar o braço para ler e, após ler, cefaleias, olho vermelho, lacrimejo).

Como se corrige?
A presbiopia pode ser corrigida por vários tipos de lentes, sendo a solução ideal uma lente progressiva ou bifocal: com lente superior e lente inferior com diferentes graduações (longe e perto), uma vez que este tipo de lentes apresentam vários pontos focais consoante a distância ao objecto.

ESTRABISMO

O estrabismo deve-se ao desalinhamento dos músculos oculares. Este distúrbio visual é, por norma, hereditário. O cérebro controla os músculos oculares e quando este é afectado (tumores, hidrocefalia, paralisia) pode provocar estrabismo. Quando os olhos ficam baços devido a cataratas ou outras lesões, geralmente tornam-se também estrábicos.

Principais sintomas
Incapacidade de dirigir para um mesmo ponto os eixos ópticos dos olhos.

Como se corrige?
Em alguns casos, consegue-se resolver este problema apenas com o uso de lentes prismáticas, mas, na grande maioria das vezes, o tratamento é cirúrgico.